Versão web


eNewsletter Número 31 - Segunda, 20 de Julho, 2020

Sonae MC investe 25 milhões em projeto de aquacultura no Algarve

A Sonae MC vai investir um total de 25 milhões de euros até 2022, num projeto de aquacultura, produção que ficará localizada em mar aberto, perto da Ilha da Armona, em Olhão. Este projeto, em parceria com uma empresa nacional de aquacultura, destina-se, principalmente, ao abastecimento das lojas da Sonae MC, prevendo a companhia comercializar mais de 900 toneladas de dourada do Algarve em todas as suas lojas.

 

Ler mais


CTT fazem Entregas Verdes da Nespresso

CTT e Nespresso reforçaram a sua parceria através da iniciativa Entregas Verdes, que irá permitir que os clientes de todo o concelho de Lisboa recebam as suas encomendas com veículos elétricos CTT até ao final do mês de julho, contribuindo assim para um futuro mais sustentável. O compromisso dos CTT com a sustentabilidade é agora reforçado com esta parceria, apostando num projeto piloto de ‘entregas verdes’, feitas por um veículo elétrico com autonomia superior a 150 km.

  

Ler mais


LUÍS SIMÕES cria Escolas de Formação para Quadros da Empresa

A Luís Simões criou o projeto Escolas LS, que abrange um conjunto de formações internas para incentivar o talento e a prestação de um melhor serviço aos clientes.

“As pessoas são o ativo mais valioso da Luís Simões. Graças a elas podemos desenvolver, todos os dias, soluções logísticas que criam valor para os nossos clientes e nos ajudam a crescer. Investir na equipa é investir em nós mesmos enquanto empresa, e isso é algo que já faz parte da filosofia LS há décadas”, salienta Javier Montero, diretor corporativo de recursos humanos da Luís Simões. 

  

Ler mais


AUCHAN garante Segurança face à Covid-19 desde o Centro de Distribuição até às Lojas

Depois de todas as lojas Auchan e My Auchan serem inspecionadas e aprovadas com o selo Safety covid by ALS, a empresa assegurou também as medidas de segurança face à Covid19 no espaço destinado ao processo de distribuição de produtos às suas lojas. A Auchan Retail Portugal acaba de receber a aprovação para o uso da marca APCER – COVID SAFE para o Centro Distribuição Nacional em temperatura ambiente, localizado na Azambuja.

 

Ler mais


DB Schenker desenvolve novo serviço de logística para indústria de baterias

A DB Schenker desenvolveu um novo produto para responder à crescente procura de transporte e gestão de baterias, fundamentais para o avanço da mobilidade elétrica. De acordo com especialistas, em 2030, existirão mais de 130 milhões de veículos elétricos a circular nas estradas em todo o mundo. Apesar de a energia e a disponibilidade das baterias serem essenciais na mudança dos transportes, os fabricantes enfrentam novos desafios relativamente à logística e ao stock destes materiais.

 

 Ler mais 


MEDWAY M&R intervém em mais de 1.100 Locomotivas no primeiro ano de atividade

A MEDWAY – Maintenance & Repair (MEDWAY M&R) assinala o 1.º aniversário da sua atividade de manutenção da frota de material circulante tendo, durante este ano, efetuado 1.150 intervenções de manutenção de locomotivas, com um tempo médio de 21h de mão-de-obra direta por intervenção. Realizou também 11.575 intervenções de manutenção de vagões, com um tempo médio de 6h de mão-de-obra direta por intervenção. Paulo Alves, diretor da MEDWAY M&R refere que “a MEDWAY M&R nasceu para responder às necessidades de manutenção de material circulante ferroviário de transporte de mercadorias, recuperando e assegurando a sustentabilidade desta área de atividade no país.”

 

Ler mais


JUNGHEINRICH Portugal lança estudo sobre Tecnologia de Iões de Lítio

A Jungheinrich Portugal divulgou um estudo sobre a tecnologia de iões de lítio na intralogística, realizado junto do mercado português.

Em alternativa aos motores de combustão interna e às convencionais baterias de chumbo-ácido, a tecnologia de iões de lítio tem vindo a «revolucionar o mercado de equipamentos de movimentação de cargas», ao incluir tempos de carregamento rápidos, isenção de manutenção e uma longa vida útil. Conforme o estudo adianta, em Portugal, à semelhança do mercado internacional, as empresas têm vindo a adotar de forma positiva o conceito da tecnologia de iões de lítio, com 62% dos inquiridos a afirmarem que estão familiarizados com esta tecnologia ou que já adquiriram empilhadores movidos a iões de lítio. «Esta apetência é impulsionada pela necessidade urgente de melhorar o desempenho da cadeia de abastecimento e da eficiência das operações, bem como reduzir o impacto das operações logísticas no ambiente, nomeadamente ao nível da redução das emissões de CO2.» 

 

Ler mais


Cadeias de Abastecimento à Prova de Futuro

A pandemia do COVID-19 continua a mudar o mundo do trabalho, impactando a maneira como comunicamos e gerimos os negócios globalmente. À medida que diferentes partes do mundo passam pelas fases de pico, há que não esquecer algumas áreas fundamentais onde se inclui a cadeia de abastecimento e o desafio cada vez maior da sua eficiência, afirma a Spring Professional, empresa de recrutamento especializado.

A Spring Professional analisou o mercado e indica que o abastecimento de baixo custo tradicional e o modelo de stock mínimo ainda são relevantes, mas precisam ser atualizados. Acrescentou que as cadeias de abastecimento do futuro serão remodeladas como redes de abastecimento, oferecendo maior flexibilidade, localização baseada em maior visibilidade, sustentada por dados, IA e machine Learning. Assistiremos a uma maior dependência da tecnologia, para criar flexibilidade e oferecer suporte a rotas de abastecimento que se revelem mais resilientes. 

 

Ler mais


APLOG marcou presença no Ciclo de Conferências Online da revista Distribuição Hoje

A APLOG marcou presença no ciclo de Conferências online da revista Distribuição Hoje. No dia 7 de julho, com o tema "Uma resposta pronta em cadeia" foi entrevistado o Presidente da APLOG, Raul Magalhães.

 

Raul Magalhães, Presidente da APLOG, referiu o stress a que as cadeias de abastecimento estiveram sujeitas - sem padrão, sem histórico e com flutuações constantes na procura, onde o customer service assumiu um papel central. Salientou ainda o impacto nos meios de transporte, com o transporte aéreo de mercadorias (representativo de cerca de 50% da dinâmica de distribuição) a ser o mais afetado, o transporte marítimo a mostrar-se resiliente e o transporte ferroviário a reconquistar protagonismo. 

 

Veja aqui a entrevista


Como pode a Logística adaptar-se aos desafios colocados por situações extremas?

No momento em que o Mundo se reorganiza face à maior situação extrema a nível global dos últimos anos, importa perguntar: Como pode a logística adaptar-se aos desafios colocados por situações extremas? A APP – Advanced Products Portugal apresenta um ciclo de três webinars para debater o tema “How to Adapt to Extreme Situations?”, analisar os desafios e tendências no setor da logística e explorar situações extremas distintas.

A última sessão realiza-se já no dia 22 de julho, entre as 11:00h-12:00h e tem um número limitado de participações.

22 julho | 11h00: Logistics Reconstruction in a Post-Natural Disaster Scenario.
Inscreva-se aqui


Catástrofes naturais acontecem todos os anos, com consequências devastadoras para a vida em sociedade. Em 2019, em apenas 1 ano, ocorreram 409 desastres naturais (Statista, 2019). Com o mundo a correr cada vez mais riscos naturais, é crucial ter planos de resposta preparados e a adaptação logística desempenha um papel fulcral na recuperação e resposta a eventos desta natureza.

Cenarização: Tânia Barbosa, Director of International Department da AMI
Comentários: Manuel Pizarro, CEO, Advanced Products Portugal; Tiago Garcia, Transport Center Manager, Luís Simões; José Cordeiro, Product/Supplier Quality Manager, Auchan.


Transforme Contingência em Competência!

Na APLOG – Associação Portuguesa de Logística encontra a Formação que se adapta aos seus timings e às suas necessidades.
O Curso de Formação em Logística é certificado pela ELA – Associação Europeia de Logística e apresenta dois níveis de Formação: Júnior e Sénior.

E porque nos preocupamos com a sua segurança, este curso realiza-se em Autoestudo!
 
Veja o vídeo aqui!
 
Para mais informação aceda a: http://www.aplog.pt/formacao_aplog_intro


11 e 12 de novembro
23º Congresso de Logística da APLOG

 


Bem-vindo à eNews #31

Fique a par de toda a informação relevante sobre a pandemia COVID-19.

Partilhamos consigo as notícias das mais variadas fontes de informação, com um enfoque especial na Logística, desde os transportes, a operadores logísticos, bem como notícias com impacto global, dificuldades das empresas e retoma da atividade.

Nos tempos que vivemos, a informação útil e atempada reveste-se de uma importância acrescida, pelo que é nossa intenção contribuir com a sua partilha regular.
 
A todos que nos acompanham, agradecemos a preferência e confiança reveladas.

Respeite as medidas de segurança!




Copyright APLOG 2019 - Todos os direitos reservados

Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação Europeia em vigôr sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo do Dec.Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º.

Se pretender não receber mais newsletters APLOG envie por favor um email para enews@aplog.pt com o Assunto: "Remover", seguido do seu endereço de correio | Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui